Preparação para o Crisma
A nossa comunidade da Póvoa e de Olival Basto tem tido, ao longo dos anos, a possibilidade de poder administrar a dezenas de jovens e adultos, o sacramento do Crisma. A um grupo mais reduzido tem sido possível, também, que, simultaneamente com o Crisma, seja recebido o Baptismo e a Eucaristia, recebendo, desta forma, os chamados sacramentos de iniciação cristã.
O objectivo da formação que precede este grande momento, para aqueles que se propõem fazer esta caminhada de fé, é fazer com que se sintam mais profundamente enraizados na filiação divina.
Por outro lado, os conceitos que são transmitidos nos encontros efectuados, têm por objectivo tornar mais clara a ligação que nos une à Igreja e incutir em todos os participantes a mensagem direccionada no sentido de cada um ser chamado a ter uma participação mais activa na comunidade de que faz parte, uma vez que o Crisma não é uma obrigação mas sim uma decisão individual. Só assimilando estes conceitos é possível consolidar a nossa fé de forma a transmiti-la aos outros, não porque sejamos mais inteligentes mas porque somos capaz de dar o nosso testemunho cristão.
É, por isso, necessário coragem para irmos em frente, apesar de todas as dificuldades que se nos deparem pois “quem se envergonhe de mim e de minhas palavras, o Filho do Homem dele se envergonhará, quando vier em sua glória e na do Pai e dos seus santos anjos” (Lc 9,26).
O Sacramento do Crisma é, portanto, um compromisso de cada um para ser fiel à presença do Espírito Santo na sua vida, na certeza de que, procedendo desta forma, Jesus Cristo nos ajudará a ser, em toda a parte, sua testemunha inconfundível.
- Preparação para o Crisma:
- De Outubro a Maio/Junho de cada ano no segundo Domingo do mês
- Com o Pároco (mensalmente) e a nível dos grupos