O Sacramento do Baptismo
O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito («vitae spiritualis ianua – porta da vida espiritual») e a porta que dá acesso aos outros sacramentos. Pelo Batismo somos libertos do pecado e regenerados como filhos de Deus: tornamo-nos membros de Cristo e somos incorporados na Igreja e tornados participantes na sua missão. «Batismos est sacramentam regeneratiorais per aquam in Verbo – O Batismo pode definir-se como o sacramento da regeneração pela água e pela Palavra».
Quem pode receber o Batismo?
«Todo o ser humano ainda não batizado – e só ele – é capaz de receber o Batismo».
O BATISMO DAS CRIANÇAS
Nascidas com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, as crianças também têm necessidade do novo nascimento no Batismo para serem libertas do poder das trevas e transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, a que todos os homens são chamados. A pura gratuidade da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. Por isso, a Igreja e os pais privariam, a criança da graça inestimável de se tornar filho de Deus, se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do seu nascimento.

O BATISMO DOS ADULTOS
Desde os princípios da Igreja, o Batismo dos adultos é a situação mais corrente nas terras onde o anúncio do Evangelho ainda é recente. O catecumenato (preparação para o Batismo) tem, nesse caso, um lugar importante; sendo iniciação na fé e na vida cristã, deve dispor para o acolhimento do dom de Deus no Batismo, Confirmação e Eucaristia.(Conf. Catecismo da Igreja Católica)
COMO BATIZAR O SEU FILHO NA PARÓQUIA DA PÓVOA DE SANTO ADRIÃO:
A preparação para o Batismo é indispensável e deverá ser feita preferencialmente na própria comunidade paroquial. No caso das crianças (até aos 5 anos de idade), cabe aos pais pedir o Batismo para os seus filhos. O pedido deve ser feito com, pelo menos dois meses de antecedência, para haver tempo de fazer todos os preparativos.Os preparativos acima referidos incluem as reuniões de preparação para os pais e padrinhos e também as questões práticas referentes a datas e horas para a Celebração do Batismo e organização do processo administrativo.
No Centro Paroquial de 2ª a 6ª feira, das 10 às 17 horas
Na Igreja do Olival às terças-feiras das 10:30 às 12 horas
Sempre com marcação pelo telefone: 219386935
Os Padrinhos
Os pais devem tomar a sério a escolha de bons padrinhos para seus filhos, a fim de que estes não se tornem numa mera «figura de adorno».Para esta escolha, os pais não devem guiar-se apenas por razões de parentesco, de amizade e muito menos de prestígio social, mas sim pelo desejo sincero de confiar aos filhos padrinhos que sejam capazes de influenciar eficaz e positivamente a sua educação cristã.
Cada criança pode ter um só padrinho (homem ou mulher) ou dois.
Requisitos para ser padrinho
- Ter suficiente maturidade humana e cristã, para assumir as suas responsabilidades;
- Ter recebido os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma);
- Ter 16, ou mais, anos de idade;
- Ser católico praticante; Não podem ser padrinhos os civilmente divorciados que vivem em segundo casamento ou em união de facto, casados apenas pelo civil, etc.
Funções dos padrinhos
- Junto dos pais, apresentam à Igreja a criança que querem ver Batizada. Durante a celebração do Batismo, estão ao lado dos pais e participam das ações rituais.
- E, com os pais, colaboram para que a criança chegue ao conhecimento de Jesus e viva com profundidade a fé e atue segundo o caminho do Evangelho.