Pe. Miguel Quissola
Foi em Luanda, a 15 de Agosto de 1983 que nasceu o padre Miguel Quissua Quissola, no seio de uma família católica. Segundo de cinco irmãos, foi educado catolicamente e, desde novo, serviu o altar como acólito na Paróquia de São Francisco Xavier na Arquidiocese de Luanda.
O percurso académico foi sempre acompanhado pelo percurso catequético. Em 1999 foi admitido no curso propedêutico do Seminário Maior do Sagrado Coração de Luanda para frequentar o ensino secundário. Em 2001 interrompeu o percurso vocacional partindo para Holanda onde quis viver uma aventura. Mas foi aí onde começou um itinerário com os missionários Monfortinos através do Padre Peter Stevens na altura pároco da comunidade de expressão portuguesa residente em Roterdão.

De 2013 a 2014 frequentou o sexto ano no seminário dos Olivais em Lisboa. Em 2014 teve a preparação para os votos perpétuos em Saint-Laurent, Nante, nos meses de julho, agosto e setembro. No dia 12 de outubro professou os votos perpétuos na igreja da Póvoa de Santo Adrião e recebeu a ordenação diaconal no dia 30 de novembro do mesmo ano no Mosteiro dos Jerónimos pelas mãos de D. Manuel Clemente.
Foi ordenado presbítero a 28 de junho de 2015 em Luanda pelas mãos de D. Zeferino Martins, bispo auxiliar de Luanda. Como sacerdote recebeu a primeira obediência para a Paróquia da Junqueira como vigário paroquial, cargo que desempenhou durante três anos. Posteriormente foi designado pároco das Paróquias da Junqueira, Bagunte e Touguinhó, onde permaneceu durante 5 anos.
De 2020 a 2022 frequentou o Mestrado na Universidade Católica de Braga em Filosofia especialidade em Filosofia da Religião. Atualmente encontra-se na comunidade da Póvoa de Santo Adrião como superior da comunidade e vigário paroquial.
Página atualizada a 1/abr/2023