Pe. Manuel Vieira



Pe. Manuel Vieira
O Padre Manuel Ramos Nunes Vieira é natural de Aldeia Velha, Concelho de Sabugal, onde nasceu a 16 de Março de 1940. Frequentou a escola primária na sua na sua aldeia natal e ingressou no Seminário Monfortino de Fátima em 29 de Setembro de 1952 onde fez os estudos liceais.

Em 1959 partiu para a cidade de Loreto, em Itália, onde estudou Filosofia, e depois foi para Roma onde estudou Teologia.

Foi Ordenado Sacerdote em Roma, a 13 de Março de 1965. Durante o tempo em que estudou em Roma foi observador atento dos trabalhos do Concílio Vaticano II que então decorria.

Depois da Ordenação regressou a Fátima onde foi professor de 1965 a 1969 no Seminário Monfortino. Em 1969 foi para a Junqueira (Vila do Conde) onde esteve até 2009 assumindo a responsabilidade das “Edições Monfortinas”. Durante estes anos fez também a promoção vocacional, deslocando-se a escolas por todo o país, procurando encontrar jovens que desejassem aderir à congregação. Nesta tarefa foi responsável pela descoberta de algumas vocações, nomeadamente do Sr. Pe. Luís Ferreira, e do Sr. Pe. Carlos Fernandes. Também colaborava com as várias paróquias da região de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, onde se encontrava, ajudando os respetivos párocos.

Em 15 de Outubro de 2009 regressou a Roma para exercer a função de Diretor Espiritual no Seminário Internacional Monfortino.

Regressado a Portugal foi nomeado Vigário Paroquial da Póvoa de Santo Adrião, por Decreto do Sr. Cardeal Patriarca de 3 de Julho de 2012, iniciando as suas funções a 26 de Setembro do mesmo ano.