Pe. Manuel Peixoto


Pe. Manuel Peixoto
O Pe. Manuel Gonçalves Peixoto é natural de S. Paio de Figueiredo (Guimarães) onde nasceu em 19/11/1943. Frequentou a Escola Primária da sua terra natal, e aos dez anos de idade ingressou no Seminário que então se situava na Quinta da Olaia, em Ourém. Passou depois pelo Seminário Monfortino de Fátima e pela Universidade Lateranense, em Itália, onde se formou.

O Pe. Manuel fez os seus votos perpétuos em Setembro de 1966, e foi ordenado Sacerdote em 2 de Julho de 1967 na Igreja do Seminário Monfortino de Fátima.

Como Missionário esteve em Moçambique, na região de Porto Amélia, entre Fevereiro de 1968 e finais de 1969.

Chegou à Paróquia da Póvoa de Santo Adrião, tendo sido nomeado Pároco em 23 de Outubro de 1971, serviço que desempenhou até 01/10/1992, mantendo-se contudo na Paróquia até Setembro de 1996. Durante o período em que aqui foi Pároco, o Pe. Manuel teve a difícil tarefa de dinamizar a Paróquia, e enfrentou os momentos conturbados que se viveram na sequência da revolução de 25 de Abril, conseguindo, graças à sua frontalidade, dar ainda mais vida à comunidade católica da Póvoa e do Olival Basto.

Em Setembro de 1996 foi enviado para a Paróquia de Castro Verde, na Diocese de Beja, que então estava confiada à Congregação Monfortina, tendo aí permanecido como Pároco até que em Setembro de 1997 foi nomeado Pároco de Mira de Aire e Alvados, na Diocese de Leiria-Fátima, a que depois acresceram Serra de Santo António e S. Bento, serviço que desempenhou até 01/10/2011.

É atualmente Superior da Sociedade Mariana Monfortina, está atualmente no Seminário Monfortino e sede da Delegação em Portugal, em Fátima, onde desenvolve a sua atividade, sendo também confessor no Santuário.