Pe. Carlos Fernandes

Pe. Carlos
O Padre Carlos Manso Fernandes, nasceu em Aldeia do Bispo a 28 de Novembro de 1961. Frequentou a escola primária local e ingressou de seguida no Seminário Monfortino, em Fátima. A sua formação continuou no Sul da Itália, em Bari, na região da Apúlia, e posteriormente, durante seis anos em Roma onde estudou filosofia e teologia. Fez a sua Profissão Perpétua a 13 de Outubro de 1986, foi ordenado diácono a 22 de Fevereiro de 1986 e ordenado Sacerdote em 26 de Março de 1988.

Colocado em Castro Verde, diocese de Beja durante dois anos, voltou a Fátima onde foi formador de seminaristas. Dois anos depois voltou a Castro Verde, de que foi pároco até Dezembro de 1998, data em que veio para a Póvoa de Santo Adrião.

Pe. Carlos no Hospital Amadora-Sintra
O Pe. Carlos chega à nossa Paróquia envolto no espírito da congregação dos missionários Monfortinos, como nos diz “a nossa congregação religiosa tem um Superior que organiza as peças como um xadrez de acordo com as necessidades e nós, como temos espírito missionário, nunca estamos agarrados a um lugar. Assim sendo aqui estou à noite e aos fins-de-semana a ajudar o meu colega, o padre Luís, também Monfortino, porque com 35 mil residentes a multi-étnica paróquia da Póvoa de Santo Adrião é muito complexa”.

No início de 2001, o padre Carlos aceita o convite para assumir a capelania do Hospital Amadora-Sintra e o cargo de coordenador adjunto das capelanias do patriarcado, dada a experiência de capelão do hospital de Castro Verde.

Após quase 14 anos de serviço na Póvoa e no Olival, o Pe. Carlos recebe uma nova tarefa: Foi nomeado Pároco de três Paróquias da Diocese de Braga, Junqueira, Touguinhó e Parada, onde tomou posse a 30 de Setembro de 2012. Em 22 de Dezembro de 2018 tomou posse como Pároco da Paróquia da Póvoa de Santo Adrião.