Ministros Extraordinários da Comunhão



Na nossa paróquia está confiada aos ministros extraordinários da comunhão (MEC) a distribuição da comunhão aos doentes, nas suas casas ou locais de internamento, sendo a Eucaristia que lhes é levada sinal de união com a comunidade que, no Altar, celebrou a Ceia do Senhor.

Pela visita que fazem aos doentes, os MEC estão em estreita ligação com o Grupo de Visitadores de Doentes no qual, em alguns casos, se integram. Os ministros extraordinários da comunhão (MEC) colaboram também na distribuição da comunhão nas missas, auxiliando os Sacerdotes, sempre que o número de fiéis a isso aconselhe.

Periodicamente, sob a orientação do Departamento de Liturgia do Patriarcado, realizam-se encontros de formação em conjunto com as outras paróquias da Vigararia, e também acções de formação para renovação do mandato.
O ministro extraordinário da comunhão é nomeado pelo Bispo da diocese, que o designa para exercer o seu ministério numa paróquia em estreita ligação com o Sacerdote. Quanto ao exercício da sua função, o ministro extraordinário da comunhão tem sempre presente que o seu ministério é um serviço, pelo que este deve estar integrado no ritmo da vida pastoral da comunidade que serve.