Grupo de Leitores



As comunidades da Póvoa e do Olival Basto estão organizadas na área litúrgica com os ministérios – serviços - de leitor, acólito e ministro extraordinário da comunhão.

Estes serviços prestados à comunidade inserem-se no âmbito da corresponsabilidade e, por isso, da partilha de vida cristã.

Para cada um destes ministérios há um tempo de preparação. Ela é fundamental e imprescindível para um bom desempenho do que é pedido pela Igreja a todos os que participam de modo mais directo nas celebrações litúrgicas.

Neste dinamismo privilegia-se ainda uma permanente actualização, de modo a que, através dum aprofundamento contínuo se tome sempre mais consciência da responsabilidade que se aceita. Pelo menos duas ou três vezes por ano são realizados encontros de formação no sector litúrgico.

Por mais elementos que integrem estes vários ministérios é sempre necessária e urgente uma renovação. Seria bom que os grupos de leitores e acólitos tivessem uma maior abrangência, no sentido de serem compostos por mais cristãos que se disponibilizassem para estes serviços, tão importantes nas celebrações da comunidade.