História do Lugar e da Paróquia

A actual Póvoa de Santo Adrião foi criada, como Freguesia, em meados do século XVII, com o nome de Póvoa de Loures. Antes disso integrava a Freguesia de Loures. Já desde o século XV que aparece referenciada com o nome de Póvoa. Era um conjunto de casarios de camponeses que se dedicavam à agricultura e à exploração piscatória, no Rio Trancão e na Ribeira da Póvoa, que na altura era navegável.

O núcleo de habitação da Póvoa desenvolveu-se ao longo da Estrada Real (hoje EN8), e da Ribeira, com a construção no século XVI da Igreja Matriz e de várias casas onde se desenvolviam diversas actividades relacionadas com a prestação de serviços: sapateiros, barbeiros, lavadeiras, etc. Assim se manteve esta pequena aldeia, durante quase três séculos. Já no século XX, nos anos 60, mas principalmente a partir de meados dos anos 70, o crescimento e expansão de Lisboa, a pouca distância da Póvoa e os acessos por estrada então melhorados, provocaram um aumento exponencial da procura de habitação com uma verdadeira explosão populacional: em dez anos a população duplicou. Na década de 80, com a criação da Freguesia do Olival Basto, a Póvoa viu a sua área territorial reduzida a 0,78 Km2, e cedeu parte da população, tendo-se fixado em cerca de 14500 habitantes.

Estes dados apontam para uma densidade habitacional de cerca de 18.800 habitantes por Km2. A Póvoa vê o seu limite geográfico confinar com a Ribeira e altera-se toda a sua “centralidade”. A expansão ocorria agora para Norte, subindo a encosta e transformando as antigas quintas em bairros habitacionais.

Hoje a maior parte da população reside na parte superior da agora Vila (desde 23 de Agosto de 1986) em urbanizações designadas de Quintinha, Palmeira, S. José e outras. Também a Norte se vieram instalar os serviços básicos da Freguesia, nomeadamente o Mercado, a Junta de Freguesia, as Escolas Básicas e Secundárias, o Conservatório de Música D. Dinis, a Esquadra da PSP, entre outros. Está prevista a construção de um novo Centro de Saúde em terrenos junto à Escola Secundária Pedro Alexandrino.

Esta é hoje a nova centralidade da Póvoa de Santo Adrião, a que também a Paróquia se veio associar com a construção do Centro Paroquial e da nova Igreja de Nossa Senhora da Anunciação: um novo espaço, mais amplo, acolhedor e capaz de melhor servir a comunidade católica desta terra.

Em termos pastorais a Paróquia da Póvoa de Santo Adrião está entregue aos Missionários Monfortinos desde 1970, tendo-se estabelecido a sua sede na Igreja Matriz, sendo actualmente sede desta paróquia a Igreja de Nossa Senhora da Anunciação, também conhecida como Igreja Paroquial.