Coro Litúrgico - Póvoa de Santo Adrião



A ideia de constituir um coro litúrgico na paróquia da Póvoa de Santo Adrião surgiu em meados da década de 70, a partir de um pequeno grupo de jovens e adultos que animava e cantava na eucaristia dominical, e que se organizou, formando o coro da paróquia. Para a maioria dos elementos, este serviço a prestar à comunidade era uma experiência nova que resultou também de uma necessidade de mudança sentida pelos ventos do Concílio Vaticano II.

Ao longo de todos estes anos, muitas foram as pessoas que fizeram parte do coro. Hoje é composto por cerca de 25 elementos, sendo a média de idades 55 anos. Para o seu reportório têm sido recolhidos alguns cânticos de publicações recentes. Num esforço de renovação, procuramos e seleccionamos alguns cânticos, do Pe Ferreira dos Santos, de reconhecida qualidade e revestidos de uma nova linguagem litúrgico-musical.

A actividade do coro está voltada para a vida pastoral da paróquia, com especial atenção para as eucaristias dominicais das 10 e 12 horas. Outros grupos, como as crianças e os jovens, preparam outras celebrações dominicais, que lhes são mais dirigidas. Os tempos fortes do ano litúrgico: Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, merecem-nos também uma preparação mais cuidada. Ocasionalmente, participamos em actividades musicais de carácter lúdico que fazem parte da vida da paróquia.

Desta forma, activa e aberta à comunidade, percorremos o caminho da fé, doando as nossas capacidades musicais e culturais à paróquia. Centramos todo o nosso esforço e dedicação à missão ministerial na eucaristia, disponibilizando-nos para outras actividades em interacção com outros grupos que fazem parte da vida paroquial.

A necessidade de não deixar desvitalizar o coro tem obrigado a fazerem-se apelos a todos aqueles que sintam ter aptidões para o canto – naturalmente que a admissão ficará condicionada ao resultado dum pequeno teste. A todos os seus elementos exige-se qualidade e testemunho da fé. É da responsabilidade de toda a comunidade paroquial estimar e cuidar do seu coro, que com ele canta e reza.