Fundo de Apoio às Famílias Necessitadas

O Fundo de Apoio às Famílias Necessitadas é um grupo de acção caritativa da nossa Paróquia que abrange a área da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, composto actualmente por cerca de 15 elementos – todos voluntários.

Foi criado há mais de 30 anos, sendo nessa altura Pároco o Sr. Padre Manuel Peixoto, continuando a receber todo o apoio do seu substituto e actual Pároco, Sr. Rui Valério. Apesar do tempo decorrido, continua a justificar-se a sua existência.

O apoio é essencialmente em Géneros, Medicamentos, Roupa e outras ajudas monetárias atípicas, de que é exemplo o pagamento pontual de rendas para evitar acções de despejo.

Para além dos voluntários efectivos há outros que ajudam em tarefas mais exigentes e pontuais de que é exemplo o carregamento, descarga e acondicionamento dos géneros oriundos do Banco alimentar contra a fome e outros.

O Fundo de Apoio está implantado numa área do Centro Paroquial onde desenvolve toda a sua actividade, excepto a distribuição da roupa que continua a ser feita no secretariado da Igreja Matriz e a distribuição do Olival Basto que, para facilidade dos beneficiários, tem lugar em espaço anexo à respectiva Igreja.

As receitas provêm das quotas de vários paroquianos, da venda de Natal e de alguns donativos. As Juntas de Freguesia da Póvoa e Olival têm cedido viaturas e pessoal para o transporte dos géneros que nos são doados mensalmente pelo Banco Alimentar contra a fome.