Fundo de Apoio às Famílias Necessitadas

O Fundo de Apoio às Famílias Necessitadas é um grupo de acção caritativa da nossa Paróquia que abrange a área da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto, composto atualmente por cerca de 15 elementos – todos voluntários.

Foi criado em 10 de Junho de 1975, sendo nessa altura Pároco o Sr. Padre Manuel Peixoto e continuou a receber todo o apoio dos seus substitutos, Pe. Luís Ferreira, D. Rui Valério (agora Bispo) e Pe. Carlos Fernandes (atual pároco).

O apoio prestado é essencialmente em géneros, medicamentos, roupa e outras ajudas monetárias atípicas, de que é exemplo o pagamento pontual de rendas, água, luz e gás, em situações extremas, para evitar ações de despejo ou cortes de abastecimento.

Para além dos voluntários efectivos há outros que ajudam em tarefas mais exigentes e pontuais de que é exemplo o carregamento, descarga e acondicionamento dos géneros oriundos do Banco alimentar contra a fome e outros.

O Fundo de Apoio está implantado numa área do Centro Paroquial onde desenvolve toda a sua atividade, exceto a distribuição da roupa que continua a ser feita no secretariado da Igreja Matriz e a distribuição do Olival Basto que, para facilidade dos beneficiários, tem lugar em espaço anexo à respectiva Igreja.

As receitas provêm, exclusivamente, das quotas de vários paroquianos, (só cerca de 60), da venda de Natal, Janeiras e outras ações pontuais, de algum donativo também de paroquianos e da junta de Freguesia, sobretudo pelo Natal. Para além disso a União de Freguesias da Póvoa e Olival tem cedido viaturas e pessoal para o transporte dos géneros que nos são doados mensalmente pelo Banco Alimentar Contra a Fome.