Formação Cristã de Adultos
A Formação Cristã de Adultos surgiu na nossa Paróquia como resposta às inúmeras solicitações que, em meados dos anos noventa, surgiam sempre com maior acuidade.
Antes de mais era a procura natural dos cristãos que sentiam a necessidade de aprofundar a sua fé. Depois, eram os imperativos que brotavam da urgência da Nova Evangelização, que entretanto tinha sido consagrada qual projecto epocal da Igreja. Por outro lado, também a designação «Catequese de Adultos» se tinha tornado central na planificação da própria Catequese. De tal maneira central que o Directório Geral da Catequese, de 1999, lhe atribuiu o estatuto de “paradigma” da Catequese enquanto tal.
Isto é: catequese da infância, da adolescência, da juventude; catequese litúrgica, moral, bíblica, sacramental, etc, têm na Catequese de Adultos o seu modelo, o seu exemplo a sua configuração… percebeu-se então que sem um compromisso sério com a Formação dos Leigos Adultos toda a restante catequese careceria de algo de essencial. E então em 1997-98 arrancou-se.
Desde o início que a prioridade foi sempre a vida espiritual das pessoas, nunca nos limitámos a preocupações meramente doutrinais. E sempre se elegeu um tema anual para o aprofundar. Desde a Bíblia, à Liturgia, à Moral… etc. No passado, tal como agora, e pelo menos uma vez no ano, convida-se uma personalidade para partilhar connosco a sua ciência. Outro aspecto essencial desta FCA é a sua ligação à Oração. Por vezes a sessão é um encontro de oração na presença do Santíssimo Sacramento, na companhia de Maria. Ao mesmo tempo privilegiamos mais do que os conteúdos, as técnicas e os instrumentos. Nessa medida: rezamos e aprendemos a rezar; oferecemos algumas técnicas exegéticas, teológicas, etc.
Por fim, é um projecto que continua a manter vivo o chamamento do cristão à santidade e lhe recorda da necessidade imperiosa de dar razões da sua fé e esperança.